Social Icons

Pages

1502- Jogos Escolares 2013: Enquetes

Acabou a votação dos favoritos do mirim para os Jogos Escolares. Abaixo a opinião dos internautas:

Mirim Feminino:

1- Alecia (ENSL): 50% dos votos
2- Vitória (Dom Mota): 37,5% dos votos
3- Outra: 12,5% dos votos

Mirim Masculino:

1- Pedro Guilherme (EREMMAPS): 77,78% dos votos
2- Patriota Neto (Monteiro Lobato): 22,22% dos votos
Obs.: Os outros jogadores não pontuaram 

Agora vamos eleger os favoritos do Infantil que estará valendo até o próximo sábado dia 6.

1501- Inarkiev vence na semifinal do campeonato russo

O grande mestre Ernesto Inarkiev (foto) foi o grande vencedor da semifinal do campeonato russo 2013, com 6,5 pontos sobre 9 possíveis, classificando à final da prova e adquirindo o direito de participar da próxima edição do memorial Tal.

Inarkiev compartilhou a primeira colocação da prova com seu colega Ian Nepomniachtchi, porém o melhor desempate lhe concedeu o título. Além dos citados, classificaram para a final os grandes mestres Alexander Motylev e Anton Shomoev e o mestre internacional Aleksey Goganov.

A semifinal do campeonato russo entregava cinco lugares para a final, na qual já confirmaram a sua participação os grandes mestres Vladimir Kramnik, Sergey Karjakin, Peter Svidler e Dmitry Andreikin; também convidado está o grande mestre Alexander Grischuk, que ainda deve confirmar a sua presença.

1500- Afogadenses vão participar do Nordestão do IFPE

Dourado e Laise (Foto Arquivo AXC)

As afogadenses Laise Campos e Dilva Queiroz foram convocadas para representar Pernambuco no Nordestão dos IFPEs. A primeira já havia se classificado na fase nacional e a segunda foi convocada recentemente.

O professor Dourado Oliveira está muito feliz com a classificação de suas competentes alunas e eu (Romero) me sinto feliz também por participar na formação da Laise Campos.

Dourado Oliveira me informou também que está dependendo de patrocínios para poder acompanhar suas atletas nesta importante competição. Estamos todos na torcida.

1499- Jogar xadrez só traz vantagens!

1498- Krikor 1x0 Boil Banov - 7º Internacional Varna Open 2013

1497- Abdalla 1/2-1/2 Krikor - 7º Internacional Varna Open 2013

1496- Krikor 1 x 0 Gurvich - 7º Internacional Varna Open 2013

1495- A desvalorização do mais alto título FIDE

Gata Kamsky é o jogador mais forte da história a não
ser um Grande Mestre, quando, aos 16 anos, e ainda
sem o título, foi oitavo do mundo, com rating de 2.650

Nos últimos anos a média de ELO’s no mundo tem crescido gradualmente, mas pouco tem sido dito sobre os títulos da FIDE que dependem deles e sua crescente desvalorização. Isso é uma tendência preocupante. A FIDE agraciou pela primeira vez 27 jogadores vez com o título de mestre em 1950, entre os quais incluía o campeão mundial Mikhail Botvinnik e todos aqueles que tinham se qualificado para o inaugural torneio de Candidatos, para citar alguns: Isaac Boleslavsky, Igor Bondarevsky, David Bronstein, Max Euwe, Reuben Fine, Salo Flohr, Paul Keres, Alexander Kotov, Andor Lilienthal, Miguel Najdorf, Samuel Reshevsky, Vasily Smyslov, Gideon Ståhlberg, e László Szabó. Em uma análise cronológica dos fatos constatamos que, em 1973, há 40 anos, um desempenho normal de um GM era o equivalente a um jogador que estava entre os 20-40 melhores do mundo. Dez anos depois, em 1983, a pontuação de 2450 era necessária para se tornar um grande mestre e ainda era bastante perto do top 100 mundial, onde os jogadores 91-100 tinham em média 2485, entre os quais estavam Boris Gulko, Joel Benjamin, entre outros. Originalmente, o título de Grande Mestre foi dado pela FIDE para delinear os melhores jogadores do mundo. Só que com a área da computação e a fácil disseminação do jogo ciência, isso saiu do controle. Hoje existem cerca de 930 GM´s. O título de GM está em decadência. Então, qual é a solução? Um nova categoria de titulação, como alguns já sugeriam, os Super GMs? Critérios mais rigorosos para a obtenção do título? E você leitor, tem alguma sugestão?

Fonte: Reino de Caíssa
Por Arthur Olinto (adaptação de texto do chessbase)

1494- GM Krikor é campeão na Bulgária

GM Krikor Mekhitarian vencedor do VARNA OPEN (Bulgária)

O atual campeão brasileiro, GM Krikor Mekhitarian, foi o grande vencedor do 7º Torneio Internacional de Xadrez VARNA OPEN, realizado na Bulgária. O evento contou com a participação de 89 jogadores de 11 países, dentre os quais Brasil e Argentina, únicos representantes das Américas. Do nosso país participaram ainda o MI Roberto Molina (9º) e o MF Luiz Guilherme Abdalla (27º). O campeão Krikor, o sexto pré-rankeado da competição, teve uma grande campanha, terminando invicto a competição, com 7,5 pontos em 9 possíveis (6v, 3e). Além da premiação pelo título, Krikor assegurou mais 12 pontos no seu Elo FIDE.

Fonte: www.estacaoarmenia.com.br

1493- "AXC" cada vez melhor!!!

O blog "AXC" sempre traz grandes novidades para você! Nossa missão é trazer para você mais informações e entretenimento.

Fazemos um blog diferente para você, sempre a frente pois prezamos por leitores satisfeitos.

Hoje lançamos nosso novo sistema de enquetes, mais moderno e funcional e para começar escolha quem para você são os favoritos no mirim que estará no ar até domingo.

Outra grande novidade é o "QUIZ AXC" com perguntas e respostas sobre arbitragem, xadrez no Pajeú e xadrez básico.

"AXC" MAIS XADREZ PARA VOCÊ.

1492- Jogos Escolares do Moxotó

Tive o prazer de hoje (26/06/13) arbitrar os Jogos Escolares da região do Moxotó que foi realizado na GRE Arcoverde.

Tive o prazer também de fazer novos amigos e conversar com o diretor de esportes de Arcoverde em que explanei meu plano de tornar o xadrez de Arcoverde forte. 

Também mantive contato com lideranças das demais cidades do Moxotó onde iremos promover eventos futuros.

Fotos dos campeões:

Mirim Feminino: Isabela (Porção)

Mirim Masculino: Kleyvert (Sertânia)

Infantil Feminino: Isabela de Custódia (De óculos)

Infantil Masculino: Ramon Juvino (Arcoverde)

1491- "AXC" Fazendo história

Hoje é mais um dia histórico do xadrez afogadense começa o "Projeto Acervo Histórico AXC" preservando nossa história.

Já comecei a catalogar todos os fatos e fotos da rica história do nosso xadrez. Agora peço a todos que tiverem fotos, documentos e histórias do xadrez afogadense que no enviem nem que seja cópias.

Vamos catalogar fotos, torneios, campeões, enfim, tudo de importante que fez nossa história.

No decorrer do projeto gravaremos um documentário e faremos várias entrevistas e muitas outras ações que valorizaram ainda mais este grande projeto.

1490- A volta de um mito! Será?

Foto: Thaynnara recebendo o título máximo do xadrez pernambucano

Hoje o "Baú do Xadrez" lembra da primeira e única campeã estadual ABSOLUTA de xadrez até hoje, ela também ganhou todos os pernambucanos que disputou e em todas as categorias e é até hoje a única atleta de xadrez do Pajeú que subiu em um pódio nacional.

E para nossa alegria a nossa mega campeã está cogitando voltar. Seja bem vinda novamente Thaynnara seu talento deixou saudades!

1489- Problema do Dia: Brancas jogam e dão mate em 2 lances

Michael Adams vs Luis Comas Fabrego, Adelaide, 1988.
Resposta: (1.Tf7+, RxTf7; 2- De7++)
Para visualizar a resposta clique e arraste o mouse 
dentro dos parênteses acima.

1488- Você conhece esse cara abaixo?

Michael Adams é um dos melhores enxadristas da Inglaterra, tendo se destacado ainda muito jovem no cenário mundial do xadrez profissional. Ele conseguiu um feito que inglês nenhum até hoje conseguiu fazer, ele conseguiu o título de Grande Mestre com dezessete anos de idade, em 1989, tal título veio após ele conquistar o Campeonato Britânico de Xadrez.

Entre os anos de 1994 e 1996 ele empilhou vitórias em torneios de pequena expressão, em muitos chegou a ser o campeão, entretanto, em grandes torneios seu desempenho não foi tão bom. No campeonato mundial da FIDE de 1997, ele chegou confiante para as disputas, uma vez que, os três principais nomes do xadrez mundial não iriam participar, eram eles, Kasparov, Kramnik e Kamsky. Adams foi fazendo grandes partidas, até que conseguiu chegar na final e disputar o campeonato contra Anand. Embora seu empenho tenha sido hercúleo, ele não foi páreo para Anand e acabou sendo derrotado.

No Campeonato Mundial de 1999 da FIDE, Adams chegou às semifinais, perdendo para Vladimir Akopian;

em 2000, chegou às semifinais, sendo derrotado por Anand;

em 2002, foi abatido por Peter Svidler na 16ª rodada.

Michael Adams realmente não estava com sorte no quesito Campeonato Mundial.

No ano de 2004 novas esperanças. Após realizar eletrizantes matchs contra os mais distintos adversários, ele chegou a tão aguardada final. Porém, mais uma vez ele não conseguiu superar as espectativas, e mais uma vez, para desespero dos ingleses, ele foi derrotado por Rustam Kasimdzhanov.

Mas nem só de vices é a história de Adams, ele conquistou outros importantíssimos torneios, são eles:
Lloyds Bank 1988
Natwest Masters 1989
Campeonato Britânico 1989
Lloyds Bank 1990
Groningen 1991
Terassa 1992
Bruxelas S.W.I.F.T. 1992
Tilburg 1992
Dublin Zonal 1993
Groningen 1994
Dos Hermanas 1995.

1487- Escolas de Xadrez

Na primeira vez que o mundo viu o jogo de xadrez, não se tinha estratégias, táticas e lances formados, ou seja, nada havia um padrão de movimentos, nenhuma jogada que fosse específica para se chegar ao fim do jogo, os oponentes apenas conheciam os movimentos de cada peça e iam fazendo os movimentos da maneira que achavam melhor, visando, claro, sempre dar o xeque-mate.

Entretanto, em meados do século XV várias idéias de como jogar xadrez foram aparecendo, e muitas delas tornaram-se verdadeiras escolas para os jogadores, ou seja, tais ideias começaram a ser seguidas por milhares de enxadristas.

Ao longo dos anos várias idéias diferentes foram surgindo, criando-se assim várias escolas que serviram de inspiração para diversos enxadristas no mundo inteiro.

Confira abaixo as principais escolas que apareceram ao longo do tempo:

Escola Arcaica

Nesse período o xadrez está iniciando no mundo, não tendo ainda muitas informações sobre idéias, táticas e estratégias para o jogo. Por esses motivos, pela falta de criatividade, a escola arcaica fica conhecida como, a escola com pobreza de idéias. O precursor desta escola é Ruy López, no início do século XV.

Escola Clássica

É uma escola muito técnica e de pensamentos enxadrísticos interessantes, pois sua principal filosofia é a vantagem estática que se consegue durante o jogo, ou seja, ter o controle de determinadas áreas do jogo. Como exemplo, temos o controle do centro por peões, não deixar com que os peões fiquem expostos a ponto de serem capturados, dentre outras jogadas clássicas dessa escola, envolvendo bispos e cavalos. Entretanto, o astro dessa escola é mesmo o peão, e a cilada é a principal arma que um jogador da Escola Clássica vai usar para vencer seu oponente. O homem que trouxe ao mundo do Xadrez a Escola Clássica foi o francês Philidor.

Escola Romântica

Essa é uma escola onde aparece um pouco da “violência” do Xadrez, a principal característica são os constantes ataques ao rei, fazendo-se valer de sacrifícios das próprias peças para conseguir melhores posicionamentos, e chegar ao tão esperado xeque-mate. Os precursores dessa Escola são Evans e Adolf Anderssen.

Escola do Desenvolvimento

Nessa escola é evidente o uso das colunas e das diagonais, fazendo com que o jogador tenha mais facilidade em lidar com o bispo e a torre. Foi pelas mãos de Paul Muphy que esta escola se tornou tão importante, ajudando a dar um passo muito grande para o xadrez no mundo todo.

Escola Moderna Posicional

Nessa escola as coisas mudam bastante, durante o jogo, o objetivo primário do jogador deixa de ser o rei, e sim, as peças ao redor. Eliminar bispos, torres, peões e a rainha passa a ser mais importante, o rei é deixado por último. Steinitz foi o responsável por introduzir essa prática no jogo.

Escola Moderna Científica

Para essa escola Tarrasch levou as mesmas idéias da Escola Moderna Posicional de Steinitz, porém, com suavez diferenças. A filosofia dessa escola sugere que o jogo seja mais lento, o jogador obtem pequenas vantagens ao longo da partida, entretanto, a vitória é segura.

Escola Moderna Psicológica

Paralelamente a Tarrasch, outro propulsor da Escola Posicionista Emanuel Lasker, implantou um jogo do tipo psicológico baseado no estudo do adversário para realizar dentro do jogo de posição, não a jogada melhor, senão aquela jogada ocasional que mais possa incomodar o oponente, com o que conseguiu magníficas vitórias.

1486- Top Five Jogos Escolares 2013: Juvenis por equipes


Juvenil Feminino

1- Tamires (CNE)
2- Larissa (EREMMAPS)
3- Luisa (EREMMAPS)
4- Meninas do CNE
5- Meninas de fora

Juvenil Masculino

1- Douglas (ETT)
2- Felipe Santos (Oliveira Lima)
3- Atleta da Rosete
4- Ronaldo (Oliveira Lima)
5- Atleta da ENSL

1485- Os enxadristas também querem um país melhor mais sem vandalismo!

1484- Diga não ao racismo!!!

1483- Gelfand vence no memorial Tal

O grande mestre israelita Boris Gelfand (foto) foi o justo vencedor da oitava edição do memorial Tal que se realizou até hoje na capital russa, Moscou. A prova alcançou a categoria XXII da FIDE (2777 de elo médio).

Posições:
1. B. Gelfand 6; 2. M. Carlsen 5½; 3-5. F. Caruana, S. Mamedyarov, D. Andreikin 5; 6. H. Nakamura 4½; 7. S. Karjakin 4; 8-9. A. Morozevich, V. Anand 3½; 10. V. Kramnik 3

1482- O jogo de xadrez mais longo da história oficial

O jogo mais longo da história oficial de um torneio de xadrez da FIDE (Federação Inernacional de Xadrez) foi em 1989, no campeonato Mundial da FIDE, etapa realizada em Belgrado, na atual Servia.

O jogo foi de Fressinet-Kosteniuk contra Villandry Korchnoi que ganhou em 237 movimentos.

Os últimos 116 movimentos foram uma batalha entre uma torre e bispo de Kosteniuk contra uma torre de seu oponente que após 20 horas e 15 minutos de jogo fez com que os juízes decidissem por um empate técnico do jogo.

Apesar do jogo ter terminado empatado, Korchnoi ganhou o torneio por pontos acumulados em outras partidas, o que causou muita discussão, que até hoje é questionada no mundo do xadrez.

1481- Sai os representantes de Petrolina para os Jogos Escolares de Pernambuco

RESULTADO GERAL DOS JOGOS ESCOLARES DE PETROLINA 2013

MIRIM  MASCULINO
1º LUGAR: MICHAEL FELLIPY
2º LUGAR: ARILSON DA COSTA  
3º LUGAR: ÍCARO ALVES
MIRIM FEMININO
1º LUGAR: EMANUELY DE CASTRO
2º LUGAR: ISABELA FERREIRA
3º LUGAR: YASMIM CARVALHO
INFANTIL MASCULINO
1º LUGAR: MATHEUS AUGUSTO
2º LUGAR: RODRIGO LINHARES
3º LUGAR: JEFFERSON MARCOS
INFANTIL FEMININO
1º LUGAR: RAMYRES COELHO
2º LUGAR: ÉRICA NAYARA
3º LUGAR: MARIANA SILVA

POR EQUIPE
MIRIM MASCULINO
CAMPEÃ: CASTRO ALVES
MIRIM FEMININO
CAMPEÃ: CEMAM
INFANTIL MASCULINO
CAMPEÃ: AUXILIADORA
INFANTIL FEMININO
CAMPEÃ: DOM BOSCO

1480- Todo sábado agora tem o enxadrista destaque da semana

Imagem simboliza os vários campos do xadrez que atuo: Treinador, professor,
jogador, árbitro, dirigente, blogueiro e organizador de eventos.

E o enxadrista destaque da semana foi eu (Romero Moraes) kkkk. Consegui com muito esforço vencer o I Open Afogadense e de quebra reassumir o topo do ranking afogadense de xadrez.

1479- Tudo a seu tempo!!!

Como diria nas sábias escrituras sagradas ... há tempo de plantar e há tempo de colher...!

A semente foi plantada quando resolvemos investir no xadrez escolar, nos torneios inclusivos e hoje com uma estrutura forma e grandes enxadristas formados nós vamos para etapa final desta grande caminhada a profissionalização em si, pois tem enxadristas que receberam bolsa atleta, outros são rating FIDE, árbitro de xadrez profissional então seria muita prevenção nossa achar que a total profissionalização começou agora, mais eu diria que a consolidação dela começa agora.

E para este grande começo o torneio FIDE fechado e em seguido o nosso sonhado Aberto Brasil.

1478- Grandes eventos vem por ai

Afogados da Ingazeira vai sediar grandes eventos de xadrez em 2013. Abaixo uma amostra do que vem por ai:

1- Etapas da Liga Afogadense
2- Jogos Escolares
3- Palestra e Simultânea com o MI Resende
4- Pernambucano Sistemas de Ensino
5- Pernambucano Seriado
6- Eliminatória para o Fechadão FIDE
7- Fechadão FIDE
8- Xadrez na Expoagro
9- Formação das seleções afogadenses de xadrez
10- Treinamento de novos árbitros, treinadores e organizadores de torneios
11- Campeonato Afogadense Relâmpago, Ativo e Pensado.
12- Xadrez nas praças e bairros
13- Caravanas para outras cidades
14- Xadrez Solidário
15- Aberto brasil
16- Criação do Rating Local
17- Palestras e reuniões entre os enxadristas
18- Negociações para nossa sede oficial e registro
19- Magistral Escolar
20- Magistral do Pajeú
21- Festival Afogadense de Xadrez Escolar

1477- Convocação!!!

As lideranças do xadrez afogadense convidam todos os enxadristas da cidade para sábado próximo (22/06) às 14h no Centro Esportivo da cidade para escolhermos o nome da nova associação de xadrez da cidade e fazermos planejamentos para as atividades enxadrísticas do ano.

Lembrando que o nosso projeto APX continuará em funcionamento principalmente em cidades vizinhas e outras lideranças continuarão com seus projetos paralelos. O importante é que os grandes eventos patrocinados pela prefeitura ou que levem o nome da cidade serão sempre representados pela nova associação.

1476- 2013 o ano do xadrez afogadense!

Acredito que Afogados da Ingazeira definitivamente avança para ser a capital pernambucana de xadrez.

Só este ano fomos bem representados em Petrolina, Caruaru, Catanduva e Manaus com títulos pernambucanos, torneio de SBT e honrosas participações em brasileiros.

Em Afogados estamos com o grande apoio de nossa Prefeitura como nunca visto antes, tivemos belos torneios já este ano com todos os grupos lá, com diferenças sim mais juntos pelo xadrez afogadense. Há os grupos acabaram agora existe o xadrez afogadense juntos, com divergências ou não, amigos ou não, mais sobretudo com uma convivência respeitosa em prol deste grande projeto que é tornar o nosso xadrez o principal do estado.

Nessa luta por este projeto tão grande quero agradecer aos parceiros e irmãos de sempre Dourado, Marcelo e Toninho e a toda família de alunos que moram para sempre em meu coração, ao grande amigo Sandrinho e ao visionário Prefeito Patriota.

Também não poderia esquecer de todos os enxadristas que estão juntos conosco nesta luta, foram momentos difíceis mais os frutos estão sendo colhidos.

Queria também parabenizar o Carlos que humildemente aparecer no Campeonato Municipal em um dia cansativo de conferência de cultura e dignamente jogou até o fim.

Ontem para mim também foi um dia emocionante por que consegui ver um lado diferente de um determinado jogador ao qual não gostaria de citar o nome, um lado bom, humano, honesto. Se já tinha este lado ou não isso não sei, mas, foi importante ver isto foi para mim.

Com fé em Deus enxadristas e com muita luta chegaremos aos nosso grandes objetivos.

Viva o xadrez afogadense e conto com vocês para assumirem lugar na diretoria do novo clube, ao surgimento de novas revelações, árbitros, diretores de torneio, treinadores etc.

1476- O AXC apoia os protestos desde que pacíficos e no lugar certo!!!

1475- Romero Moraes vai arbitrar os Jogos Escolares!!!

Acho que muita gente se assustou com o título desta postagem mais calma ai galera! Vou ser árbitro dos Jogos Escolares do Moxotó que engloba Arcoverde e região.

1474- Xadrez em todas as línguas!!!

Português: Xadrez
Holandes: schaak
Alemão: Schach
Árabe: شطرنج
Chinês: 棋
Espanhol: Ajedrez
Inglês: Chess
Francês: échecs
Grego: σκάκι
Italiano: scacchi
Japonês: チェス
Latim: LUDUS LATRUNCULARIUS
Russo: шахматы
Tcheco: šachy

1473- I Open Afogadense de Xadrez (Resumão)

Realização Prefeitura de Afogados da Ingazeira e APX (Associação Pajeú de Xadrez)
Diretor do Torneio: Romero Moraes
Árbitro Principal: Dourado Oliveira

Apoio:
Blog Afogados Xadrez Clube
Grupo Roma Conteúdos
Blog Roma Esportes: www.romaesportes.blogspot.com
Participantes: 28 enxadristas
Campeão Absoluto: Romero Moraes
Campeã Feminina: Isabel Santos
Campeão Pedagógico: Ruan Teles
Campeão Mirim: Pedro Guilherme
Campeão Infantil: Emerson Washington
Classificado para final do Afogadense Ativo: Remir Novaes
Revelação do Torneio: Henrique Állison
Melhor Partida: Romero x Guilherme
Lance "Luckscolor" do evento: Pedro Guilherme
Líder do ranking: Romero Moraes

1472- I Open Afogadense de Xadrez (Pódios)

Pódio Absoluto da esquerda para direita:
Remir Novaes (2º), Romero Moraes (1º) e Leonardo Lohan (3º)

Pódio Pedagógico da esquerda para direita:
Isaac Leonardo (2º), Ruan Teles (1º) e Francisco Neto (3º)

Pódio do Mirim da esquerda para direita:
Pablo Vinícius (4º), Saulo Júnior (2º) e Helder Rafael (3º)
Campeão: Pedro Guilherme

Pódio do Infantil da esquerda para direita:
Horácio Ricardo (3º) e Rafael Teles (2º)
Campeão: Emerson Washington

Feminino:
Campeã: Isabel Santos
Vice: Amanda Fernanda

1471- I Open Afogadense de Xadrez (Agradecimentos)

 Ao Secretario de Cultura e Esportes Alessandro Palmeira
"o nosso amigo Sandrinho"

As delegações de Serra Talhada (Foto) e Iguaracy

Agradecemos também Dourado  por ter conduzido tão bem o evento.

1470- I Open Afogadense de Xadrez (2ª Parte de Fotos)