Social Icons

Pages

29- MÉTODO DE ESTUDO

Na minha busca por conselhos de treinamento enxadrístico, encontrei um artigo muito interessante sobre a criação de um método de estudo sobre xadrez.

Novamente, o artigo está em inglês, então fiz a tradução e o comentei para facilitar a sua aplicação.

Preparar um programa de treinamento semanal para mim mesmo, parece uma tarefa fácil. Qual seria o problema de fazê-lo? Vejamos, às segundas-feiras, estudo abertura, às terças-feiras, algo de estratégia no meio-jogo e às quartas-feiras, talvez alguns exercícios de finais, e tudo isso complementado com algumas partidas on-line, aqui e acolá.

Porém, pode ser difícil de cumprir este programa, porque as pessoas, e nós os enxadristas não somos a exceção, temos aversão a fazer coisas que não nos divirtam. Sendo assim, na metade do meu trabalho de aberturas, costumo me encontrar num torneio de partidas rápidas no ICC ou no Playchess.

E essa falta de disciplina na nossa preparação enxadrística, é a que faz que fiquemos estagnados num ELO determinado.

QUALQUER jogador pode melhorar até limites inimagináveis se este aplica um programa sistematizado na sua preparação, e é constante na execução deste programa. De fato, qualquer jogador, sem que possua um talento extraordinário, pode chegar a um nível de aproximadamente 2200 pontos ELO, utilizando este plano como uma guia.

É um plano de 4 dias de estudo, que trata todos os aspectos de estudo enxadrístico junto com partidas rápidas e blitz de maneira regular.

Logicamente, nosso objetivo é JOGAR num bom nível e essas partidas e seu estudo podem servir-nos como retro-alimentação de nosso plano de treinamento.

O plano de estudo vai girando nessa programação de 4 dias. Uma vez que se complete o Dia-4 de um ciclo, o seguinte dia se estudará o conteúdo do Dia-1.
Plano de Estudo

Legenda

Dia-1 – SO-2hs, VT-1h, SG- 1h

Dia-2 – VE-2hs, PL-1h, VT-1h

Dia-3 – SG-1h, VG-1h, PL-1h, VT-1h

Dia-4 – SO-2hs, VE-1h, VT-1h
S = Estudo
V = Resolução
G = Estratégia
E = Finais
T = Táctica
O = Aberturas
PL = Jogar (partidas de 4 x 5 minutos, 3 x 10
minutos, 2 x 15 minutos)
1 ou 2 = Tempo em horas de estudo

O primeiro passo em qualquer plano de estudo, é conhecer de quanto tempo pode-se dispor para realizá-lo. Aqui é onde a variável tempo entra em jogo.

Se, por exemplo, o jogador dispõe de 4 horas ao dia para estudar xadrez, a unidade de tempo seria de 1 hora, já que cada dia contém 4 unidades de tempo.

Assim, para o Dia-1 teríamos: Dia-1 – SO-2hs, VT-1h, SG- 1h

Estudo de Aberturas – 2 horas
Resolução de Táctica – 1 hora
Estudo de Estratégia – 1 hora

Logicamente, pouca gente dispõe de 4 horas livres para dedicá-las ao estudo do xadrez. Se você dispõe de 1 hora ao dia, a tua unidade de tempo seria de 15 minutos.

Deste modo, podes personalizar o teu plano de estudo, dependendo do tempo que tenhas para dedicar-te ao estudo.

Como alternativa, podes fazer que a unidade de tempo seja de 30 minutos, e simplesmente executar o programa até que o tempo o permita.

Assim, para o Dia-1, e uma unidade de tempo de 30 minutos teríamos:

Estudo de Aberturas – 1 hora
Resoluções de Táctica – 30 minutos
Estudo de Estratégia – 30 minutos

Com este método, não importa que completes todas as atividades de um dia, nesse dia efetivamente, porem sim é importante manter a ordem na qual desenvolves a atividade. Podes tardar dois dias em completar o Dia-1 do programa, sem problema nenhum.

Para implementar este programa de estudo de maneira efetiva, precisaremos bons recursos para cada tema.

Podes considerar ter à tua disposição bons livros de aberturas, estratégia e finais, assim como um bom livro de exercícios de táctica.

Para as aberturas, o autor deste artigo recomenda a série “Starting Out” da editora Everyman Chess.

Para a estratégia, “Modern Chess Strategy” de Pachman ou “Secrets of Modern Chess Strategy” de Watson.

Para os finais, “A Guide to Chess Endings” de Euwe y Hooper, “Fundamental Chess Endings” de Muller y Lamprecht, ou “Just The Facts” de Alburt.


Traduzido do original publicado no site:
http://chess-training.blogspot.com/2007/07/repost-generic-training-schedule.html

Nenhum comentário: